Carnaval acende alerta para doenças sexualmente transmissíveis

Carnaval-acende-casos-de-doencas-transmissiveis.jpg

A preocupação deve existir no ano todo, mas no carnaval se intensificam as campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e o foco principal é de elevar o tom de alarme para os mais jovens, grupo no qual o Ministério da Saúde vem constatando menor hábito de usar preservativos – e maior índice de contágio por HIV.

A campanha chama atenção para o alto número de pessoas no Brasil que têm HIV mas ainda não sabem – aproximadamente 112 mil brasileiros – e para os cerca de 260 mil que vivem com o vírus mas ainda não se tratam, o que as torna propagadores da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos anos a população mais jovem está reduzindo o uso do preservativo e apenas 56,6% dos jovens de 15 a 24 anos usam camisinha com parceiros eventuais.

O principal foco do Ministério da Saúde é a prevenção de HIV/Aids, mas especialistas alertam para o risco de propagação de outras doenças, como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo sífilis – que vem apresentando aumento no número de ocorrências no Brasil, acompanhando uma tendência mundial. Lembrando que todas podem ser evitadas com o uso do preservativo.

 

Fonte: Ministério da Saúde


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *