Alimentos que cuidam dos dentes

sorriso-criança-1280x640-1200x600.jpg

Algumas comidas têm propriedades que não modificam a acidez da boca e não são metabolizados por bactérias

 

Os hábitos alimentares também podem contribuir para a limpeza e proteção dos dentes. Segundo o cirurgião-dentista da Universidade de São Paulo, Pedro Benatti, alguns alimentos têm propriedades que não modificam a acidez da boca e não são metabolizados por bactérias.

“A mastigação de frutas e legumes como maçã, morango, pera, pepino, rabanete, brócolis e beterraba é capaz de quebrar a sujeira dos dentes. Nozes, amêndoas e até pipoca, sem tempero, também são capazes de retirar resíduos da cavidade dentária”, orienta Benatti.  ,

A proteína e o cálcio presentes em queijos, iogurtes e leite ajudam na reparação do esmalte. Pequenas quantidades são suficientes para aumentar o fluxo de salivação e neutralizar o pH da boca. O ideal é que esses itens sejam consumidos a partir dos 2 anos. Há também os que precisam ser evitados, por grudarem no esmalte do dente. Em geral doces com recheio, pães e uva-passa são prejudiciais. Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e água com gás, também são consideradas danosas para a saúde dental, pois retiram os sais minerais da boca.

Fonte: Revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *