Cientistas detectam que células tronco podem ajudar pessoas com lesão no rim

Dor-no-rim.jpg

Um novo estudo publicado na revista Stem Cells Translational Medicine (SCTM) mostra que o uso de células tronco pode contribuir para a total reparação renal. A pesquisa feita em camundongos mostra que a terapia é mais eficaz por conta da molécula CD133.

“No rim humano, a célula CD133 mostrou-se com a capacidade de proliferar e mais resistente ao dano”, disse Benedetta Bussolati, doutora da Universidade de Torino Molecular Centro de Biotecnologia.

O trabalho deles levou-os a descobrir que o CD133 pode atuar como um fator chave permissivo para a proliferação celular, a sobrevivência, o comportamento das células e o destino delas em embriões e adultos. Essas descobertas representam um potencial para o reparo e regeneração do tecido renal.

De acordo com a revista, as lesões renais afetam até 7% dos pacientes hospitalizados, sendo aqueles em cuidados intensivos especialmente vulneráveis. Uma quantidade crescente de evidências indica que, embora o rim pareça recuperar a função normal, ele permanece permanentemente danificado.

Fonte: Stem Cells Translational Medicine