Animais ajudam a reduzir ansiedade de crianças autistas

Crianca-com-cachorro-1.jpg

A presença de animais de companhia pode ser uma grande ajuda na redução da ansiedade social das crianças autistas e também a aumentar os seus níveis de interação, garantem pesquisadores norte-americanos.

As conclusões obtidas por uma equipa de veterinários da Universidade de Purdue permitem esperar que, no futuro, sejam criados novos tratamentos para a abordagem terapêutica dos distúrbios do espetro autista, com recurso à influência de espécies como cães, gatos, e até porquinhos-da-Índia.

O estudo incluiu 38 crianças autistas e 76 que não apresentam qualquer desordem. Todas colocaram no pulso um aparelho eletrônico criado para detectar respostas físicas a estados de ansiedade e situações de interação social. Foi pedido às crianças que, primeiro, lessem um livro sozinhas. Depois, leram o livro a outras duas crianças e brincaram com elas durante 10 minutos. E em seguida, mais dez minutos, mas com a presença de um porquinho-da-Índia, escolhido pelas pequenas dimensões e personalidade calma.

Quando comparadas com as restantes, as crianças autistas mostraram níveis de ansiedade mais altos nas três primeiras situações. No entanto, na presença do porquinho-da-Índia, essa ansiedade diminuía significativamente. De acordo com Marguerite O’Haire, responsável da Faculdade de Medicina Veterinária da instituição de ensino superior, o resultado se deve ao fato de os animais não fazerem juízos de valor, o que leva a crianças com perturbações a sentirem-se mais seguras.

“Trabalhos anteriores sugerem que, na presença de animais de companhia, as crianças autistas funcionam melhor a nível social”, diz James Griffin, especialista em comportamento infantil do instituto nacional norte-americano para a Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, que patrocinou o estudo, publicado na revista científica “Developmental Psychobiology”. “A presente investigação é a primeira a apresentar provas físicas de que isso acontece”, conclui.

Fonte: Revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *