Humanos produzem novas células cerebrais durante toda a vida, diz pesquisa

cerebroneuronio-1200x900.jpg

Os seres humanos continuam a produzir novos neurônios em uma parte de seu cérebro envolvida na aprendizagem, memória e emoção durante toda a vida adulta, conforme recente pesquisa. A afirmação contraria as teorias anteriores, que na adolescência a produção paralisava. As descobertas podem ajudar no desenvolvimento de tratamentos para condições neurológicas, como a demência.

Muitos novos neurônios são produzidos no hipocampo em bebês, mas tem sido uma questão de debate se isso continua na idade adulta, e se essa taxa cai com a idade, como visto em ratos e primatas. A pesquisa revela que os novos neurônios são produzidos nessa região do cérebro em adultos humanos e não diminuem com a idade. Os resultados, dizem eles, podem ajudar na busca de maneiras de tratar condições que vão desde a doença de Alzheimer a problemas psiquiátricos.

“A parte interessante é que os neurônios estão lá por toda a vida”, disse Maura Boldrini, da Universidade de Columbia, em Nova York, e primeira autora do novo estudo publicado na revista Cell Stem Cell . “Parece que, na verdade, os humanos são diferentes dos camundongos – onde a produção de neurônios diminui com a idade muito rapidamente – e isso pode significar que precisamos desses neurônios para nossas habilidades complexas de aprendizado e respostas comportamentais cognitivas às emoções”, disse ela.

Boldrini e seus colegas analisaram o hipocampo em 28 homens e mulheres com idades entre 14 e 79 anos, colhidos apenas algumas horas depois de terem morrido. Importante, observa Boldrini, todos os indivíduos eram saudáveis antes da morte, ao contrário de muitos estudos anteriores.

Usando várias técnicas, a equipe examinou o grau de formação de novos vasos sangüíneos, o volume e o número de células de diferentes estágios de maturidade, em uma área conhecida como giro dentado – a região do hipocampo onde novos neurônios são produzidos.

Fonte: Revista Stem Cell


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *