O frio chegou: faz toda a diferença limpar e hidratar o nariz do seu filho

Criança.jpg

O inverno está chegando e, apesar da parte gostosa de sentar para ver um filme debaixo das cobertas, precisamos ficar atentos ao aumento de casos de doenças respiratórias nessa época do ano. Isso acontece porque nesse período as pessoas costumam se aglomerar em espaços fechados, o que facilita a circulação de vírus e bactérias que podem causar gripe e resfriados.

É nessa hora que a limpeza e a hidratação entram como hábitos superpoderosos. A limpeza remove as impurezas do nariz, enquanto a hidratação umidifica a mucosa. Maura Neves, filha de Manuel e Maria Lucia e otorrinolaringologista do Hospital Universitário da USP, explica como a prática pode ajudar a sua família: “A principal porta de entrada dos agentes infecciosos é o nariz. Quando realizamos a limpeza, o soro remove esses agentes de maneira mecânica e reduz o tempo de contato dos agressores com a mucosa nasal”. Ela também esclarece que esse hábito ajuda os mecanismos de defesa do nosso organismo e diminui a ocorrência de infecções e crises de alergia.

A limpeza nasal diária, aliada à hidratação, é eficaz tanto na prevenção, quanto no tratamento das doenças. Segundo a médica, seus filhos podem (e devem) realizar a limpeza nasal também! “Crianças de 1 a 3 anos, por exemplo, podem apresentar até 11 infecções respiratórias ao ano”, aponta.

Dra. Maura afirma que o hábito contínuo da limpeza é muito mais do que recomendado, principalmente nas crianças que passam bastante tempo na escola, em ambientes fechados e com muita gente. “Para prevenir qualquer sintoma, o ideal é realizar a limpeza nasal diária nas crianças de 2 a 3 vezes por dia. Mas, em crises de rinite ou resfriados, devemos aumentar para 4 a 6 vezes ao dia”, afirma. Para complementar o cuidado diário, a hidratação nasal, realizada com solução salina em gel, umidifica a mucosa do nariz por mais tempo e ajuda a manter tudo funcionando direitinho.

Ou seja, você já sabe: não precisa esperar os vírus e as bactérias baterem na sua porta para inserir esse hábito no dia a dia da sua família. Comece a se preparar para receber o frio o quanto antes!

Fonte: Revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *