Conheça alguns fatores que afetam a fertilidade feminina e você nem imaginava

Infertilidade-feminina-1200x675.jpg

Magreza excessiva, exposição a produtos como esmaltes e exercícios físicos em excesso são alguns exemplos

A maioria das pessoas já tem consciência de que a fertilidade da mulher diminui à medida que ela fica mais velha. Dessa forma, quem deseja engravidar “de primeira”, se possível, deve evitar deixar para muito tarde.

Porém, o que nem todo mundo sabe é que, até mesmo durante os anos mais férteis, algumas escolhas de estilo de vida e fatores externos podem afetar as chances de uma mulher engravidar. Abaixo você conhece fatores – alguns até inusitados – que podem afetar negativamente a fertilidade da mulher.

Magreza excessiva

Tanto a obesidade quanto a magreza excessiva, com IMC abaixo de 17 kg/m2, prejudicam a fertilidade feminina. A falta de peso interfere na produção hormonal, diminuindo a produção de estrogênio no organismo, e podendo levar a perturbações no ciclo menstrual e ovulatório, causando uma dificuldade na concepção.

Distúrbios da tireóide

Quando o hipotireoidismo (quando a quantidade de hormônios produzidos pela tireoide está abaixo do normal) é muito frequente nas mulheres e quando não controlado, pode diminuir a fertilidade ao interferir no chamado eixo hormonal hipófise-ovariano.

Cafeína em excesso

Você adora um cafezinho?! Tomá-lo com moderação não oferece problema nenhum, muito pelo contrário, pode até oferecer benefícios à saúde. Mas, em excesso, não é recomendado, devido à alta quantidade de cafeína.

Genética

A medicina explica que se a mulher possui uma alteração genética no seu conjunto cromossómico (cariótipo), esse pode ser um fator de infertilidade. Alterações genéticas podem causar, principalmente, abortos de repetição, considerados um problema após a ocorrência do terceiro consecutivo.

Profissões

Pouca gente sabe, mas algumas profissões, indiretamente, também podem interferir na fertilidade, principalmente aquelas com exposição excessiva a poluentes ambientais, contato com produtos químicos voláteis e aquelas submetidas a altas temperaturas.

Fonte: Portal Dicas de Mulher


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *