Sangue do cordão umbilical é esperança para pacientes que tiveram AVC

Coleta-de-celulas-do-tecido-do-cordao.jpg

Acidente vascular cerebral é uma das principais causas de morte e incapacidade a longo prazo, afetando uma em cada seis pessoas em todo o mundo. O único tratamento farmacológico aprovado atualmente para o AVC isquêmico é o ativador do plasminogênio tecidual; porém, poucos pacientes podem fazer este tipo de terapia.

Após nova pesquisa, foi constatado que a infusão endovenosa (IV) de sangue de cordão umbilical alogênico (SCU) não associado melhora os resultados funcionais em pacientes com AVC isquêmico. Para investigar isso, foi feito um ensaio clínico de fase 1 aberto para avaliar a segurança e a viabilidade de uma única infusão intravenosa de SCU alogênico não relacionado a um antígeno leucocitário humano (HLA) e ABO homogêneo pareado com ABO em pacientes adultos com AVC.

O estudo foi feito com 10 participantes com AVC isquêmico de artéria cerebral média aguda e unidades UCB foram combinados para antígenos de grupo sanguíneo e raça e infundidos de três a nove dias pós-acidente vascular cerebral. O perfil de eventos adversos (EA) durante um período de 12 meses após a infusão indicou que o tratamento foi bem tolerado nesses pacientes.

Os participantes do estudo também foram avaliados por meio de avaliações neurológicas e funcionais, incluindo o Rankin Score modificado (mRS) e o National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS). Aos três meses pós-tratamento, todos os participantes melhoraram em pelo menos um grau na média (2,8 ± 0,9) e em pelo menos 4 pontos no NIHSS (média de 5,9 ± 1,4), em relação à linha de base.

Esses dados sugerem que uma única infusão endovenosa de células UCB humanas homogêneas é segura em adultos com acidente vascular cerebral isquêmico e apoia a realização de um estudo randomizado, controlado por placebo, de fase 2.

Fonte: Stem Cells Journals


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *