Missão possível: reunir a família (e o bebê) à mesa

Família-à-mesa-1200x800.jpg

A hora de comer pode ser caótica. Você tem que descobrir o que é saudável para as crianças, cozinhar e arrumar a mesa – tudo isso enquanto você entretém o seu bebê. Mas não desista do seu sonho de uma refeição tranquila em família. Essas simples dicas te ajudarão a ensinar seu filho como se comportar na mesa:

Ajude na sua transição

As crianças são seres sociais, mas talvez quando você chama o seu filho para comer, ele está tão envolvido com algum brinquedo que não consegue fazer essa mudança imediatamente. A escritora Meredith Jacobs, tem uma dica que talvez possa ajudar muitos pais: “Cante uma música para trazer a família para a mesa. É um jeito calmo de começar a refeição e dá às crianças a chance de mudarem de marcha e se desligarem de qualquer coisa”. Ele precisa entender um pouco antes que já já será a hora de ir para a mesa.

Permita brinquedos

Se ele for se sentir mais confortável nas refeições, por que não? A mesa é um lugar estranho e diferente para uma criança, ele é obrigado a ficar quieto, algo que vai contra sua natureza. Para evitar que ele brinque com os talheres ou até mesmo com a própria comida, uma boa ideia é usar um brinquedo enquanto ele come para entretê-lo.

Crie um ritual

A hora de comer pode se tornar um momento especial se você criar um ritual, como por exemplo usar pratos diferentes ou contar piadas antes de atacar a comida. Isso fará com que a criança goste dessa hora do dia, fazendo com que isso se torne mais fácil.

Seja o exemplo

As crianças se distraem facilmente, então tente não tirar a atenção delas da mesa. Mantenha tudo que você for precisar na mesa para que você não precise se levantar durante a refeição. Seu filho entenderá que não pode sair da mesa na hora de comer.

Pratique a arte da distração

Quando você vê que seu filho está perdendo o interesse em comer, redirecione sua atenção. “Se ele estiver choramingando para descer e não tocar em sua comida, diga em uma voz excitada: ‘Olhe para as suas ervilhas! Eu acho que as ouço falando! O que elas estão dizendo?’ Você pode se sentir um pouco bobo, mas funciona”, diz Lesley-Anne Siegel, consultora de comportamento infantil.

Use a tática de negociação 

Em vez de esperar que seu filho coma todos os brócolis, experimente este truque favorito de psicólogos infantis: Diga: “Se você comer três brócolis, poderá descer da mesa”. O uso dessas frases de negociação pode impedir explosões, já que a criança vai entender um pouco sobre as circunstâncias.

Comece uma conversa 

Aproveite a hora de comer para concentrar-se em seu filho. Esse momento precisa ser calmo e estimulante, então a criança vai querer estar lá. Interaja e converse com seu filho para que esse pequeno tempo do dia seja incrível para vocês dois.

Fonte: Revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *