Pesquisador da Universidade de Indiana recebe prêmio de US$5 mi para continuar pesquisa sobre células-tronco

Pesquisador-Dr.-Broxmeyer-1200x848.jpg

Dr. Broxmeyer, cientista reconhecido internacionalmente, recebeu uma doação de US$ 5,4 milhões por sete anos para continuar sua pesquisa sobre como maximizar o uso de células formadoras de sangue adaptáveis no sangue do cordão para transplante para certos tipos de câncer, doenças metabólicas e do sangue.

O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue criou o programa de prêmios em 2016 para fornecer aos principais pesquisadores mais flexibilidade e segurança financeira para realizar pesquisas inovadoras ou expandir as descobertas anteriores.

O pesquisador premiado concentrou-se em expandir a eficácia do sangue do cordão desde 1983, quando ele e seus colegas propuseram pela primeira vez o conceito de uso do sangue do cordão umbilical como uma fonte alternativa de células-tronco hematopoiéticas para transplante. Em 1988, seu laboratório processou o sangue usado no primeiro transplante bem-sucedido de sangue de cordão umbilical em Paris e o sangue do cordão utilizado em transplantes subseqüentes em Baltimore, Cincinnati e Minneapolis. O primeiro tratamento para um menino de cinco anos de idade com anemia de Fanconi com distúrbio do sangue foi um sucesso, e cinco dos seis transplantes subseqüentes de sangue do cordão foram bem sucedidos.

Ao longo dos anos, o laboratório Broxmeyer trabalhou na busca de soluções para problemas que limitavam o uso do sangue do cordão umbilical para transplante. Um problema fundamental que restringiu seu uso para transplante em crianças grandes ou adultos foi o número limitado de células-tronco coletadas de um cordão umbilical. No entanto, sua equipe publicou uma descoberta notável na revista Cell em 2015 que descobriu que o número de células-tronco na medula óssea e no sangue do cordão umbilical tinha sido subestimado porque elas são tipicamente coletadas em ar ambiente com um nível de oxigênio de cerca de 21%. Ao coletar sangue em um ambiente mais controlado com níveis mais baixos de oxigênio, eles determinaram que muito mais células-tronco utilizáveis poderiam ser colhidas.

Dr. Broxmeyer também tem estado na vanguarda da pesquisa que identificou uma enzima, dipeptidil peptidase-4, que pode reduzir a produção de células sangüíneas. A pesquisa sobre esta enzima para aumentar a produção de células sanguíneas continua a ser um dos seus interesses.

O pesquisador é professor de microbiologia e imunologia, professor emérito Mary Margaret Walther e presidente emérito do Departamento de Microbiologia e Imunologia da IU School of Medicine. Ele também é co-líder do programa de pesquisa de hematopoiese e hematologia maligna da Universidade de Indiana Melvin e Bren Simon Câncer Center.

Fonte: Universidade de Indiana


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *