Dor de garganta: esclarecemos suas principais dúvidas

Dor-de-garganta-foto-1200x799.jpg

O pediatra do Hospital Albert Einstein, Dr. Claudio Len, esclareceu dúvidas das mães sobre um problema comum: dor de garganta. “Doutor, meu filho está com a garganta doendo de novo!”, ele comentou que escuta essa frase várias vezes por dia.

A boca é a principal porta de entrada de vírus e bactérias, causadores de infecções de diferentes intensidades. Felizmente, a garganta é a primeira “barreira” do organismo e conta com estruturas ricas em células de defesa, como as amígdalas.

Andar descalço pode causar a inflamação? – Lilian Oliveira, mãe de Augusto.

Os vírus e bactérias são os causadores de infecções de garganta. Andar descalço não influência. E o mesmo vale para outras lendas da Pediatria, como “golpe de vento” ou entrar na água fria. Tudo mito!

– Quando meu filho estiver com o sintoma, posso oferecer sucos, chás, etc? – Maria Marques, mãe de Gael.

Crianças com esse tipo de infecção costumam aceitar menos os alimentos de um modo geral, devido ao incômodo e à falta de apetite causada pela própria dor. Nesses casos, você pode, sim, oferecer uma comida mais calórica na forma líquida, como sucos e leite, que também ajudam na hidratação.

– Por que a garganta inflamada causa muita dor de cabeça? – Débora Seixas, mãe de Sarah.

Os germes produzem toxinas que agem em diversos locais do organismo, incluindo o cérebro, causando a dor. Além disso, o nosso corpo produz sustâncias que coordenam a defesa, chamadas citocinas. Elas agem nos centros de dor do cérebro e desencadeiam a febre e outros incômodos. Felizmente, analgésicos e anti-inflamatórios conseguem aliviar os sintomas que causam desconforto.

– Já ouvi dizer para colocar um pano com álcool em volta do pescoço para melhorar. Isso realmente ajuda? – Renata Chiarello, do blog @mamaenow, mãe de Betina.

Não ajuda em nada colocar pano com algo em volta da garganta. Esse hábito antigo não tem fundamento na medicina atual.

– Esse tipo de inflamação só melhora com antibióticos? – Maria Fernanda Nevola, mãe de Maria Luiza.

Depende. Se a infecção foi causada por vírus, os antibióticos não funcionam. Portanto, o medicamento só deve ser usado no caso de infecção bacteriana.

– Tomar sorvete e coisas geladas pode ajudar a aliviar a dor? – Daniella Bugni, mãe de Isabella e Phillip.

O consumo de alimentos frios ou gelados não têm a capacidade de melhorar a dor. É possível causar uma discreta anestesia local, mas é bem leve e não costuma ajudar.

Fonte: Revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *