Outubro Rosa – A equipe da Criogênesis celebra a campanha e Dr. Renato de Oliveira responde algumas perguntas sobre a Prevenção do Câncer de Mama

Outubro-Rosa-Criogênesis-1200x1200.jpg
  1. Quais exames devem ser feitos?

 Além do autoexame de mama, a mamografia é o principal exame, pois pode detectar lesões pequenas, que ainda não se transformaram em câncer, mas poderiam ter grande potencial para tal.  Deve-se ressaltar que a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.

  1. Qual é a periodicidade dos exames?

Mulheres a partir dos 40 anos podem fazer mamografia uma vez ao ano. Caso tenham algum parente próximo com câncer de mama, o início da investigação é antecipado. A ultrassonografia pode ser indicada como exame complementar, assim como há indicações específicas para o rastreamento com a ressonância nuclear magnética. As mulheres com fatores de risco devem ter atenção especial e não postergar a procura de uma orientação especializada com seu ginecologista. Entretanto, considerando as medidas de saúde pública a fim de realizar um rastreio organizado visando a cobertura do maior número de mulheres, o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, recomenda a mamografia de rotina, único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama, para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos.

  1. Qual é o perfil das mulheres que podem ter o câncer?

Há algumas características que aumentam o risco de desenvolvimento de ter câncer de mama. Por exemplo, mulheres brancas com idade acima de 40 anos que tenham antecedente pessoal ou familiar próximo de câncer de mama. Alterações genéticas como as pré mutação dos genes BRCA1 e 2 taméb aumentam o risco. Em relação aos fatores associados com o estilo de vida, sedentarismo, obesidade , alcoolismo, ausência de gravidez, ausência de aleitamento materno e uso contínuo de anticoncepcionais com estrogênio pode aumentar o risco.

  1. Quais as melhores maneiras de fazer essa prevenção, além dos exames?

A amamentação, a boa alimentação, prática de exercícios, controle da massa corporal, enfim, um estilo de vida saudável reduzem o risco de câncer de mama. Além disso,  realizar o autoexame de mamas precocemente.

  1. Quais as melhores maneiras de conscientizar e incentivar as mulheres a fazerem os exames?

Reforçar a orientação sobre o autoexame e sobre os exames de rastreio. os meios de comunicação também são muito importantes para a conscientização da população.

  1. A partir de que idade deve-se começar a fazer o autoexame? E como fazer?

O autoexame deve ser realizado uma vez ao mês, na semana seguinte ao término da menstruação. Não há uma única forma de fazer a avaliação. A livre palpação é uma estratégia que também possui ótimos resultados. Porém, uma sugestão é posicionar-se em frente ao espelho, com uma mão atrás da nuca, usando a outra para apalpar a mama suavemente com os dedos. Enquanto isso, ela deve observar se há alguma alteração visível, como por exemplo, alteração na pele ou no formato da mama. Para as pacientes que não menstruam, recomenda-se o autoexame sempre no mesmo dia de cada mês.

  1. A partir de que idade deve ser feito o devido acompanhamento médico?

Não há uma idade limite. Porém, iniciando as consultas com o ginecologista, geralmente após o início das menstruações, a mulher já pode receber as orientações.

  1. Qual é a idade ideal para começar o acompanhamento médico?

Não há uma idade ideal pois cada mulher possui necessidades diferentes. Assim, aquelas que já sofrem com as menstruações, acne importante ou desejam iniciar a atividade sexual, além daquelas que já iniciaram, podem começar o acompanhamento como ginecologista.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *