Pesquisadores descobriram como retardar o envelhecimento

Idosos-rejuvenescem-1200x1007.jpg

Pesquisas anteriores publicadas na revista Nature Medicine, feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minnesota, mostraram que reduzindo a carga de células danificadas, é possível prolongar a vida útil e melhorar a saúde, mesmo quando o tratamento for iniciado tardiamente. A mais nova conquista na medicina é o tratamento em ratos idosos com o produto natural Fisetin, encontrado em muitas frutas e legumes. A pesquisa também apontou efeitos positivos significativos na saúde e na expectativa de vida.

À medida que as pessoas envelhecem, acumulam células danificadas e quando elas atingem um certo nível de dano, passam por um processo de envelhecimento próprio, chamado senescência celular. As células também liberam fatores inflamatórios que alertam o sistema imunológico a eliminar as células danificadas. O sistema imunológico de uma pessoa mais jovem é saudável e capaz de limpar as células danificadas, mas à medida em que as pessoas envelhecem, elas não são limpas com eficiência. Assim, por conta do acúmulo elas se acumulam, causam inflamação de baixo nível e liberam enzimas que podem degradar o tecido.

Robbins e pesquisadores descobriram que o produto natural Fisetin, reduz o nível dessas células danificadas no corpo tratando camundongos no final da vida e melhora a saúde e expectativa de vida. “Estes resultados sugerem que podemos prolongar o período de saúde, denominado healthspan, até mesmo no final da vida”, disse Robbins. “Mas ainda há muitas questões a serem abordadas, incluindo a dosagem certa, por exemplo.”

“Além de mostrar que a droga funciona, esta é a primeira demonstração que mostra os efeitos da droga em subconjuntos específicos dessas células danificadas dentro de um dado tecido”, disse Robbins.

Fonte: Science Daily