Iogurte traz benefícios para a saúde da gestante

Iogurte-e-gestante.jpg

Sorvete de iogurte ajuda a diminuir as cólicas

Os obstetras e os nutricionistas têm muitos motivos para recomendar o consumo de iogurte. Além de ser uma fonte de cálcio, o produto ajuda a prevenir a obesidade e regularizar a flora intestinal e atua como um complemento para a nutrição tanto da mulher quanto do bebê.

“O iogurte ajuda a combater os incômodos durante a gestação, como a prisão de ventre, além de enriquecer a alimentação da gestante”, afirma Graziela Yang, nutricionista da rede Tutti Frutti Frozen Yogurt.

A proteína e o cálcio são os dois principais nutrientes do iogurte, mas o alimento também é fonte de vitaminas A, do complexo B e zinco, nutrientes que contribuem na formação ou reparação de tecidos corporais, ossos e dentes, combaterem radicais livres e reforçam a imunidade.

Além disso, o iogurte auxilia no controle do peso durante a gravidez, já que o valor calórico não é alto. Alimento versátil, o iogurte pode ser misturado a diversos outros alimentos saudáveis, como pedaços de frutas, mel, gengibre, canela e sementes oleagenosas.

O mel e a canela, por exemplo, têm componentes com ações antibacterianas e que agem como antibióticos naturais. A laranja, a acerola, o cacau, a framboesa preta, a amora, o morango, o kiwi, a banana, o gengibre, a castanha-do-pará, a castanha e a amêndoa também são importantes aliados do sistema imunológico.

“A banana, por exemplo, é rica em fibras, potássio, cálcio e vitaminas A, C e do complexo B”, indica a nutricionista.

Essas misturas podem ser excelentes substitutos de doces nas sobremesas, nos intervalos entre as refeições e reforços do café da manhã.

“Deve-se ter cuidado apenas com as versões light e diet do iogurte, pois podem conter adoçantes, cujo consumo não é recomendado durante a gravidez”, completa Graziela.

Dica de receita:

Banana ao forno com canela e frozen de gengibre

Corte ao meio no sentido vertical uma banana – pode ser a terra ou a nanica. Leve ao forno, coberta com extrato de agave e canela em pó, deixe até que a banana quase derreta. Sirva ainda quente com o frozen de gengibre.

Obs: A banana pode ser substituída pela pêra, que também fica bem saborosa com o frozen.

Fonte: Revista Donna


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *