Especialista dá dicas para quem quer engravidar em 2019

Especialista-da-dicas-para-engravidar-1200x675.jpg

Algumas ações podem favorecer a gestação e a boa formação do bebê


Aproveitando o início do ano, muitos casais costumam planejar a gravidez. Afinal, a decisão de ter um filho é a mais importante para homens e mulheres. “A preparação antes da gravidez é extremamente importante. Algumas precauções são essenciais para que a mulher esteja mais preparada para a gravidez, minimizando o risco de algumas potencias complicações”, comenta o ginecologista Renato de Oliveira, da Criogênesis, de Sâo Paulo (SP).
Consulte o ginecologista

É um ótimo momento para fazer uma avaliação geral de sua saúde e esclarecer todas as dúvidas. Converse com o médico sobre seu antecedente de doenças pessoais, além de possíveis gestações anteriores.
Evite bebidas alcoólicas e cigarro

O consumo excessivo de álcool pode alterar o ciclo menstrual e dificultar a ovulação. “Em relação ao tabagismo, ressalta-se que, além de diminuir a fertilidade, aumenta o risco de complicações naquelas que engravidaram, mesmo sendo fumantes. Portanto, o abandono do vício deve ser uma medida permanente”, orienta Renato.

Suplemento de ácido fólico

É indicada uma suplementação vitamínica de ácido fólico no mínimo 30 dias antecedentes à concepção – ou se possível nos três meses anteriores à gravidez. Conforme o especialista, isso pode reduzir o risco de defeitos no fechamento do tubo neural do bebê, que corresponde à coluna e à parte da cabeça. Mas, antes de tomar o nutriente, procure orientação profissional.

Hábitos mais saudáveis

Estudos mostram que é mais difícil engravidar quando se está fora do peso ideal. “Além disso, mulheres que mantêm um estilo de vida saudável estão menos suscetíveis ao risco de desenvolver diabetes gestacional, por exemplo”, diz o ginecologista. A prática de exercícios físicos é fundamental para o fortalecimento da musculatura, que se torna apata às alterações do corpo durante a gravidez.

Histórico familiar

É importante investigar se há casos na família de anemia falciforme, fibrose cística, atrasos de desenvolvimento, defeitos congênitos ou problemas de coagulação. Esse processo é necessário para prevenir complicações da gestação e avaliar a possibilidade de riscos para o bebê.

Vacinação
Verifique e atualize a caderneta de vacinação. É recomendado estar em dia com imunizantes contra rubéola, sarampo, coqueluxe, hepatite B e tétano. “As três últimas podem ser tomadas na gravidez, se necessário. A vacina contra Influenza [vírus da gripe] está indicada para todas as gestantes. Existem períodos certos para a vacinação, sendo necessário, portanto, seguir a orientação médica”, afirma Renato Oliveira.

Fonte: Revista O Encontro


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *