Primeiros cuidados com o bebê

Cuidados-com-o-bebe-1200x890.jpeg

Tudo o que os pais de primeira viagem querem, depois que o filho nasce, é sair da maternidade e ir para casa. Contudo em casa bate o desespero, afinal a chegada de um bebê muda completamente a rotina e a vida da família, pois tudo começa a girar em torno do filho e surgem muitas dúvidas.

Como cuidar do bebê?

AMAMENTAÇÃO

O Ministério da Saúde recomenda que o leite materno seja exclusivo para o bebê até o sexto mês de vida, não precisando acrescentar mais nada, nem mesmo água. O leite materno é suficiente para hidratar a criança, pois contém todos os nutrientes e vitaminas que o bebê precisa para se desenvolver.

Recomenda-se que a amamentação seja a cada 3 horas, sendo de 20 a 30 minutos em cada mama ou até que a mesma esvazie. Lembrando que o ideal é amamentar em livre demanda.

TROCA DE FRALDAS

Trocar a fralda sempre que necessário, sendo aproximadamente a cada duas ou três horas. Indica-se limpar bem o bebê, seja com água quente ou com lenço umedecido e depois passar uma camada de pomada para assadura da sua preferência. Lembrando que na “menina” o correto é limpar sempre da frente para traz, evitando que as fezes contaminem a vagina.

BANHO

O necessário é um banho por dia, colocar pouca água na banheira e deixar numa temperatura morna, nem quente, nem fria. Com o bebê ainda no braço vai molhando o rostinho e a cabeça dele aos poucos para ele ir se adaptando, depois lava o tronco e os membros, por último lave a parte genital. Indica-se secar bem o bebê, limpar o coto umbilical com um cotonete e álcool 70%, secar os ouvidos (pode ser com cotonete, mas não pode introduzir no ouvido, pois pode perfurar a membrana do tímpano).

HORA DE DORMIR

É indicado colocar o bebê para dormir sempre de lado, nunca de barriga para cima, pois ele pode vomitar e aspirar o vômito. O recomendado é não deixar o bebê dormir sozinho no quarto pelo menos até os primeiros 40 dias, ele pode regurgitar e ter uma morte súbita.

https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/primeiros-cuidados-com-o-bebe-entrevista/

Enfermeira: Antonia Marcelino Gonçalves do Nascimento


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *