Feijão, chocolate, cerveja preta: existem alimentos que ajudam ou atrapalham a amamentação?

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Quanto mais saudável for a alimentação da mãe, mais rico e nutritivo será o leite materno. Mas será que existem alimentos que ajudam ou que devem ser evitados durante a amamentação? Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, veja o que dizem especialistas

“Não coma chocolate, vai dar cólica no bebê” ou “Feijão pode dar gases na criança!”. Quem nunca ouviu algo parecido? Aliás, palpites, infelizmente ainda fazem parte da rotina das mães. Mas saiba que muitos deles não passam de mito. Manter uma alimentação variada e balanceada é fundamental para produzir um leite nutritivo e saudável para o seu bebê. Mas, afinal, existem alimentos que ajudam ou atrapalham na amamentação?

O QUE É MITO?

“Sempre brinco que a alimentação da mãe durante o aleitamento materno tem mais mitos do que verdades”, afirma a nutricionista Luciana da Costa, da Maternidade Pro Matre Paulista.  Ela explica que, durante a gestação, a mãe precisa de um acréscimo de 300 calorias por mês. Já durante a amamentação, esse adicional aumenta para 800. Isso quer dizer que ela deve sentir mais fome e uma maior necessidade de nutrientes para produzir leite para o bebê. Por isso, é importante não cortar alimentos, sem ter certeza de que eles possam estar causando algum incômodo. O puerpério já é um momento muito delicado, a mulher está com o humor alterado, dorme pouco, a dedicação é intensa. Imagina, então, ainda restringir uma série de alimentos?”, completa.

A pediatra e neonatologista Thais Bustamante, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), concorda. “O feijão, o chocolate e todas esses alimentos são mitos. Não existe comprovação cientifica alguma no momento”, afirma. “É importante observar. Por exemplo, se ela comeu chocolate hoje e acha que o bebê não ficou bem, espera uns dias e testa novamente. Você não deve parar de comer algo porque simplesmente causa cólica em outras crianças”, reforça Cinthia. A consultora explica ainda que o feijão, por exemplo, que fermenta e pode causar gases na mãe, não chega na mesma proporção para bebê. “Couve-flor, brócolis, carne de porco, refrigerante… Muitas mulheres comem todos esses alimentos e não têm nada”, diz.

DE OLHO NO EXCESSO

A maioria dos alimentos não costuma causar problemas. No entanto, as especialistas chamam atenção para o excesso. “Por exemplo, aqui no consultório, eu costumo observar que na Páscoa pioram as cólicas dos bebês, e a principal suspeita é o consumo excessivo de chocolate. Então, às vezes, realmente pode causar um incômodo, mas antes de cortar qualquer alimento, é fundamental fazer testes”, explica a pediatra Thais.

Além do chocolate, o café e o chá em excesso também não é recomendado. “Assim como o café, eles também são estimulantes e podem passar para o leite materno. Duas xícaras por dia, no máximo, não tem problema. Caso contrário, a criança pode ficar agitada e chorosa”, completa a pediatra.

O QUE DEVE SER EVITADO?

Mas existe sim, algumas restrições para o período. “É bom evitar alimentos ultraprocessados, a mãe também não deve ficar muito tempo sem se alimentar ou fazer restrições alimentares ou dietas radicais. Já o álcool é um dos alimentos que a gente proíbe. Álcool e amamentação são duas coisas que não combinam. Não sabemos quanto tempo depois ele vai estar presente na corrente sanguínea, pois é algo muito pessoal. Algumas mulheres tem uma absorção mais rápida do que as outras, então não recomendo nenhuma quantidade”, avisa a nutricionista.

Já Luciana também alerta que alguns bebês podem apresentar alergia, por exemplo, a proteína do leite. Por isso, é importante sempre estar atenta aos sinais. “Muita diarréia, alergias na pele, problemas respiratórios importantes podem ser indicativos. Nesse caso, a mãe terá que fazer algumas restrições. Mas é importante lembrar que o diagnóstico é sempre médico”, afirma.

QUAIS ALIMENTOS AJUDAM?

Enquanto alguns alimentos devem ser consumidos com cuidado, existem outros que estão “liberados”, pois estimulam a produção de leite. O principal deles é a água! “O primordial que vai ajudar na produção de leite é a hidratação da mãe. Ela deve aumentar o consumo de água durante o aleitamento materno. É o mais importante”, orienta Luciana.

“Já a dieta deve ser a mais variada possível, com grãos, frutas, legumes… Quanto mais colorido, melhor. Na dúvida, também é importante não consumir alimentos muito diferentes do que ela gosta e está acostumada”, diz a consultora em aleitamento materno, Cinthia.

“Na dúvida, a orientação é buscar informações com o pediatra ou nutricionistas. Algumas mulheres saem da maternidade com uma barriguinha e já ficam preocupadas, pensando em como emagrecer. Mas elas não devem se preocupar com isso, pois vão perder peso naturalmente. A própria amamentação ajuda”, finaliza Luciana.

Fonte: revista Crescer