Brasil é líder de reprodução assistida na América Latina, aponta pesquisa

reprodução-assistida-1200x800.jpg

Segundo nota divulgada pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), a primeira posição do Brasil no ranking é explicada pelo fato de o país deter cerca de 40% dos centros de reprodução assistida da região, além de ser o mais populoso entre os analisados.

O levantamento aponta que a fertilização in vitro é o método preferido pelos brasileiros, correspondendo a mais da metade (53%) dos procedimentos realizados, enquanto a transferência de embriões congelados corresponde a 32%.

A pesquisa mostra ainda uma mudança no perfil das pacientes, com destaque para o aumento da demanda entre as mulheres acima de 40 anos, que duplicou entre 2000 e 2016, partindo de 14,9% para 31% das que buscam o tratamento. Já a porcentagem de mulheres com menos de 34 anos que realizaram procedimentos de reprodução assistida era de mais da metade (51%) no início do século e caiu para 28% em 2016.

Os dados foram divulgados à comunidade científica pela primeira vez em dezembro de 2019.

Fertilização in vitro x Inseminação artificial

Na inseminação artificial, o sêmen é coletado, preparado e transferido para o interior do útero enquanto a mulher está ovulando. Lá os espermatozoides terão que chegar até as tubas uterinas, encontrar os óvulos e fertilizá-los, formando assim um embrião. Já no caso da fertilização in vitro (FIV) ocorre a transferência dos embriões para o útero através de um cateter delicado.

O sucesso de um procedimento de reprodução assistida depende de diversas variáveis, como a idade da mulher, a reserva ovariana, ou, por exemplo, a gravidade do problema masculino.  Porém, a média é de 45% na FIV e de 25% a 30% na inseminação. Na gravidez natural, as chances de sucesso variam de 15% a 17%.

Fonte: Revista Crescer


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *