Volta às aulas: 4 dicas práticas na hora de preparar a lancheira

Lancheira.jpg

Planejamento é o primeiro passo para não tornar o preparo do lanche um momento estressante

Férias escolares chegando ao fim e junto com elas as lancheiras voltam com tudo! Sim! E, como eu sei que para algumas famílias, pensar na lancheira das crianças diariamente é algo meio “tumultuado”, vou ajudá-las com 4 dicas práticas na hora de preparar a lancheira:

1 – Planeje o cardápio

Escreva em um papel o que a criança irá levar de lanche na escola, nada muito complexo e elaborado. Assim você se organiza com o que precisa comprar, preparar e descongelar. Além disso, não é pega de surpresa ao se ver sem nada na dispensa.

A dica de ouro na hora do planejamento do cardápio é fazer junto com a criança. Isso mesmo, desde os 3 anos ela já consegue dizer, ao modo dela, o que quer levar à escola.

2 – Seja amiga do freezer/congelador

Faça do freezer seu melhor amigo. Ele pode ser uma carta na manga para os dias corridos ou então o estoque para a sua tranquilidade. Por exemplo, faça um bolo ou torta, separe alguns pedaços, porcione do tamanho que seu filho come e congele para as lancheiras seguintes. Bolos e tortas duram no freezer por, no mínimo, 3 meses. Outra coisa possível de se fazer é congelar as polpas de frutas, deixando os sucos da lancheira prontos.

3 – Organização é essencial

Com o cardápio planejado você já consegue saber o que deve ter no armário, qual fruta terá na fruteira e o que estará congelado. Então, no dia anterior organize a lancheira. Sim, já deixe o suco com o sabor do dia na geladeira ou então a garrafinha com água, caso vá colocar as polpas caseiras. Se precisar descongelar um bolo ou torta, já retire do freezer a porção para o lanche, a fruta que será enviada higienizada. Só não corte ou descasque para preservar os nutrientes, deixe isso para os minutos antes de montar a lancheira.
Quando a gente não se organiza no dia anterior, é quase certo que a lancheira se transformará em “problema”, principalmente na correria matinal de toda casa. Então, organize-se!

4 – Conheça os industrializados bacanas

Temos a indústria alimentícia aí e, podemos usá-la como nossa aliada também. Porém, precisamos saber escolher corretamente os produtos que estamos oferecendo para nossos filhos. Nem toda bolacha é bacana só porque é sem recheio. Nem todo suco de caixinha é suco, nem todo produto integral é integral mesmo e nem todo produto orgânico é a melhor opção, pois alguns possuem muito açúcar, a diferença é que o açúcar é orgânico!

Isso mesmo, existem muitas armadilhas na indústria alimentícia! Então, para facilitar até na hora de escolher o que comprar já pronto, basta atentar-se aos ingredientes.

Agora que vocês já têm estas 4 dicas, aproveitem os últimos dias de férias e comecem a se organizar com as lancheiras das crianças. Não esqueçam que como os lanches são refeições diárias, o “de vez em quando” não é tão verdade assim, né? Então, bora se atentar a qualidade do que os pequenos irão comer ao longo do dia.

Fonte: Revista Crescer


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *