5 passos para te ajudar a engravidar em 2020

engravidar-em-2020-scaled-1170x780-1.jpg

Se você tem o desejo de ter filhos neste ano, veja quais são os cuidados necessários

Aumentar a família é o desejo de muita gente e um pedido comum na virada do ano. Se você faz parte desse grupo e sonha em ter filhos, deve saber que, antes de dar o primeiro passo, é interessante tomar alguns cuidados para garantir uma gestação mais tranquila e saudável. “Algumas precauções são essenciais para que a mulher esteja mais preparada para a gravidez, minimizando o risco de algumas potenciais complicações”, justifica Renato de Oliveira, ginecologista e infertileuta da Criogênesis.

  • Consulte o seu ginecologista: é uma ótima oportunidade para fazer aquela avaliação geral (principalmente, se o check up de rotina não está em dia), esclarecendo todas as dúvidas em relação ao tema. Converse com o médico sobre seu antecedente de doenças pessoais, além de possíveis gestações anteriores. Também vale relatar tudo o que está sentindo e as alterações que têm percebido, tanto físicas quanto psicológicas.
  • Conheça o histórico familiar de doenças: investigue se há casos na família de anemia falciforme, fibrose cística, atrasos de desenvolvimento, defeitos congênitos ou problemas de coagulação. Tendo esse cuidado prévio, é mais certo prevenir complicações durante a gravidez e após ela, para a mãe e o bebê.
  • Invista em ácido fólico: se já é uma vontade do casal engravidar, é indicada uma suplementação vitamínica de ácido fólico, no mínimo, 3 meses anteriores à gravidez. Isto pode reduzir o risco de defeitos no fechamento do tubo neural do bebê, que corresponde à coluna e à parte da cabeça. É fundamental falar com o seu médico sobre essa possibilidade antes de começar.
  • Atualize a caderneta de vacinação: mais do que nunca é recomendado estar em dia com as vacinas contra rubéola, sarampo, coqueluche, hepatite B e tétano. “As três últimas podem ser feitas na gravidez, se necessário. A vacina contra influenza está indicada para todas as gestantes. Existem períodos certos para a vacinação, sendo necessário, portanto, seguir a orientação médica”, complementa.
  • Tenha hábitos saudáveis: vários estudos apontam que é mais complicado engravidar quando se está muito acima ou abaixo do peso. A prática de atividades físicas é uma aliada importante no fortalecimento da musculatura, permitindo que lide de uma forma mais adequada às alterações do corpo durante a gravidez. “Outra dica é diminuir o consumo excessivo de álcool, que pode alterar o ciclo menstrual e dificultar a ovulação, e abandonar o tabagismo”, finaliza Renato.

Fonte: revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *