Mulher infectada com coronavírus dá à luz a bebê sem o vírus

Bebê-nasce-sem-Covid-19.jpg

Uma mulher que estava grávida e foi constatada como tendo sido infectada com o coronavírus deu à luz na última semana a um bebê que não teve registro de portar a doença. De acordo com o China Daily, o parto realizado na província de Heilongjiang foi via cesária, com 38 semanas de gestação. Os médicos constatarem a presença do coronavírus na mulher e optaram pela cirurgia, alegando que seria mais seguro para ambos.

A comissão de saúde da cidade de Harbin informou que o bebê nasceu com 3,05 kg e em excelente estado.

Eles foram colocados em quarentena e a mãe segue em condição estável. O bebê passou por dois testes para a doença, que tem seu epicentro na China, e ambos deram negativo. A equipe médica que fez o parto usou aparatos e vestimentas para evitar o contágio. A China atualizou os registros da doença hoje, totalizando até o momento 361 mortes.

Gestantes são mais vulneráveis ao vírus?

Por enquanto, como dizem a OMS e o Ministério da Saúde, não existem evidências suficientes de que as gestantes tenham uma chance maior de desenvolver um caso grave da Covid-19.

Os estudos sobre o assunto, mesmo que frágeis, mostram uma boa resistência das grávidas ao coronavírus.

O médico ginecologista e obstetra Waldemar Carvalho cita uma pesquisa recente feita em Nova York com 43 grávidas com Covid-19. Os pesquisadores mostraram que o grupo teve um risco similar de desenvolver a versão crítica tanto quanto o grupo de mulheres não-grávidas. Foram 86% dos casos leves, 9,3% de casos graves e 4,7% foram situações críticas entre as gestantes. O número é muito parecido com outro estudo chinês feito com 44 mil casos confirmados da população em geral: 80% de casos leves, 15% graves e 5% críticos.

Para conseguir implementar de forma mais efetiva algumas medidas, Carvalho diz que o governo passou a incluir as gestantes no grupo de risco:

“Hoje para poder ter todo um critério para as maternidades e hospitais poderem lidar com as pacientes, o Ministério da Saúde incluiu as gestantes como grupo de risco, mas isso não quer dizer ainda que uma grávida tenha uma chance maior de ficar mais doente”, explicou.

Como posso me proteger durante a gravidez?

 As medidas são as mesmas que devem ser tomadas pela população em geral:

  • Lavar as mãos com frequência e/ou usar álcool gel
  • Distanciamento social de pelo menos 2 metros
  • Evitar aglomerações
  • Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca
  • Cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ao tossir e espirrar e, depois, descartar o tecido usado
  • Usar máscara
  • Em caso de febre persistente ou dificuldade de respirar, procurar o atendimento médico o mais rápido possível

Fonte: Portal UOL

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *