Guia de cuidados: dicas de ouro para cuidar da pele do seu filho desde o nascimento

Mãe-e-filho.jpg

Cuidar da pele desde cedo é garantir os melhores efeitos a curto e longo prazo. São esses pequenos gestos de mãe e pai que fazem a diferença na criação de um filho.

Nasce um filho, nasce também uma nova vida para todos que estão ao redor dele. Desde o momento em que você descobre que está esperando um bebê, tudo muda de repente. É no cuidado e na troca de olhares diários que você se torna mãe.

Logo após o nascimento do bebê, é natural bater aquela insegurança ao chegar em casa com seu filho. Por isso, é essencial saber todas as dicas para que essa fase seja um pouco mais tranquila e sem medos. Um dos cuidados que merece mais atenção é a pele do bebê. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, até completar 3 anos, a criança tem uma barreira cutânea mais frágil, imatura, sensível e suscetível a infecções.

“A pele é o maior órgão do corpo humano. A do bebê já é desenvolvida, mas para chegar ao nível de um adulto, demora entre 2 e 3 anos de idade”, explica Dr. Claudio Len, pediatra, nosso colunista, pai de Fernando, Beatriz e Silvia. Por ser mais delgada, a pele do bebê também absorve com muita facilidade tudo que é aplicado sobre ela, de bom e de ruim.

Além disso, ela tem diversas funções no nosso organismo, como o equilíbrio da água, controlar a temperatura do corpo, absorver a vitamina D e principalmente como meio de contato físico entre você e seu filho, para fortalecer ainda mais o carinho e amor que chegam através do toque. Mas não basta apenas cuidar das áreas que são mais visíveis, ok?

Hora do banho!

Dar banho no bebê também pode parecer uma tarefa muito delicada e assustadora para as mães de primeira viagem. Mas pode ficar tranquila que, ao fazer tudo com atenção esse momento será repleto de carinho e brincadeiras. Confira 9 dicas que vão te ajudar:

1. Sozinho, nunca!

Não importa se a banheira está praticamente vazia. Nunca deixe o bebê sozinho na hora do banho. Pode parecer óbvio, mas no momento em que você estiver com seu filho nos braços e perceber que esqueceu a toalha no quarto ou que o shampoo está no armário, isso pode até passar pela sua cabeça. Mas o bebê pode escorregar ou cair com o rostinho dentro da água – e aí qualquer milímetro pode ser fatal.

2. Deixe tudo ao alcance das mãos

Pense em tudo que você vai usar na hora do banho e garanta que terá fácil acesso a esses itens. Separe o sabonete, toalha, roupinhas, fraldas, pente (caso seu bebê já tenha cabelos) e tudo que considerar necessário para facilitar a tarefa.

3. Acerte na temperatura da água

O ideal é que ela esteja morna, entre 36,8º C e 37,5º C, e não quente. Este ponto é o suficiente para que os bebês possam controlar a temperatura do próprio corpo. Para acertar o ponto, você pode ir temperando a água: mescle um pouco de água fria com água quente até chegar à temperatura desejada.

4. Evite correntes de ar na hora do banho

Antes de tirar as roupas do bebê ou preparar a água, cheque se todas as portas e janelas estão fechadas, evitando correntes de ar frio durante o banho. Se estiver no inverno ou sua casa for muito gelada, você pode usar um aquecedor de ar para chegar a uma temperatura agradável.

5. Muita calma nessa hora

Não adianta ter pressa na hora do banho do bebê. O exercício de paciência começa com a espera para a banheira encher e chegar à temperatura certa. Depois, é hora de respirar fundo para controlar a ansiedade e o nervosismo dos primeiros banhos e garantir a firmeza nos braços. No começo, o melhor é esperar alguém chegar em casa para estar ao seu lado na hora do banho e dar uma mão – literalmente.

6. Vire o bebê de costas

Se seu bebê começar a chorar durante o banho, teste deixá-lo de costas, apoiado em uma de suas mãos enquanto faz a higiene com a outra. Essa posição pode ser muito confortável e relaxante para ele, e o choro pode parar imediatamente.

7. Economize água

Para os recém-nascidos ou bebês de até 6 meses de idade, o indicado é colocar cerca de 13 centímetros de água, mais ou menos 8 dedos de profundidade, ou o suficiente para acomodar o bebê com água até os ombros. Nas primeiras vezes, é normal errar a medida, enchendo demais, mais vai com calma e colabore para um banho melhor do seu filho (e para o planeta também).

8. Cuidado com as quantidades de shampoo e sabonete

Durante as primeiras semanas de vida, use apenas produtos neutros e feitos especialmente para bebês. Use quantidades pequenas de cada produto para evitar ressecamentos na pele.

9. Ops, escorregou!

Nem sempre a gente pensa nisso na hora de montar o enxoval. Mas vale tomar nota: a banheira não deve ser totalmente lisa ou funda, pois esse é um dos fatores que pode causar acidentes. As melhores opções são as banheiras com algum tipo de textura ou com rede de proteção.

Fonte: Revista Pais e Filhos

Foto: Getty Images


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *