Chás permitidos na gravidez: quais escolher para a saúde da mãe e do bebê?

Chá-para-mães-e-bebês.jpg

Água sim, e muito. Álcool não. Refrigerantes com gás e açucarados pouco. E os chás? Descubra quais os chás permitidos na gravidez!

Toda mulher, assim que descobre que está esperando um bebê, instintivamente presta muito mais atenção a tudo o que consome, principalmente quando se trata de medicamentos. Para isso, muitas futuras mães recorrem a remédios naturais para tratar as doenças mais comuns.

Mas mesmo essa escolha exige cautela: “natural” nem sempre é sinônimo de segurança, e muitas substâncias derivadas de plantas são farmacologicamente ativas, ou seja, elas agem como um medicamento real.

No campo da fitoterapia, os chás estão entre os remédios mais seguros nos nove meses. Mas você deve sempre ser cautelosa: os estudos disponíveis são limitados e a opinião do seu médico permanece essencial ao tomar chás permitidos na gravidez. De qualquer forma, o uso deve ser sempre moderado e ocasional.

Beber chá é geralmente considerado saudável. Existem muitos tipos, e cada um tem propriedades especiais que outros não possuem. O chá preto, como a erva-mate, tem como principal objetivo nos estimular. O chá verde tem propriedades anti-câncer e rejuvenescedor, enquanto o chá vermelho ajuda o metabolismo e o emagrecimento. Você pode beber chá durante a gravidez? E se sim, quais os chás permitidos na gravidez?

Gengibre: ajuda a combater a náusea – Esse é um dos chás permitidos na gravidez que reduz náuseas e vômitos, o que pode ser muito irritante no primeiro trimestre. Vários estudos mostram que a infusão desta planta, obtida com preparações prontas ou usando algumas fatias de raiz fresca em água quente, é capaz de mitigar essas doenças.

Por outro lado, algumas pesquisas realizadas em animais mostraram que, em doses muito altas, o gengibre pode ser mutagênico e, portanto, potencialmente prejudicial ao desenvolvimento do feto.

Uma boa estratégia pode, portanto, ser de beber o chá de gengibre de manhã e um chá de camomila à noite: ambos têm propriedades digestivas, reduzem a secreção gástrica e, portanto, náusea.

Chá de camomila: uma receita para relaxar – Esse é um dos chás permitidos na gravidez para relaxar e conciliar o sono. Você pode experimentar o chá de camomila para insônia por uma semana, a fim de verificar como o corpo reage e parar de tomá-lo assim que os sintomas melhorarem.

Chá de erva-doce: ajuda o sistema digestivo – A ação relaxante da progesterona nos músculos intestinais permite que a futura mãe, desde o início da espera, experimente a sensação de ter uma barriga inchada. Nesses casos, um chá de erva-doce é geralmente recomendado como remédio natural, por suas propriedades carminativas, ou seja, por sua capacidade de reduzir a formação de ar no sistema digestivo. O consumo moderado de chás de erva-doce não envolve riscos.

Chá de hortelã: náuseas e vômitos – O chá de hortelã alivia os problemas digestivos e relaxa os músculos abdominais e também ajuda com náuseas e vômitos. Se a barriga em crescimento dificultar o sono, tome chá de camomila à noite. A infusão de ervas funciona suavemente e não é prejudicial à criança.

Chá de folhas de framboesa: para resfriados – Uma mulher grávida, assim como todos os outros, é ainda mais exposta a um resfriado, coriza ou outras infecções. Chás de algumas plantas ajudarão a combater vírus e a se recuperar. Um dos chás permitidos na gravidez é o de framboesa, fonte natural de vitaminas C, A, B2, PP, microelementos e sais minerais, além de substâncias com propriedades antitérmicas, anti-inflamatórias e de limpeza. Portanto, o chá fornece um excelente suporte no tratamento de resfriados e infecções do trato respiratório. Além disso, é recomendado para mulheres grávidas porque fortalece os músculos do útero. No entanto, este chá só ajudará se for usado regularmente algumas semanas antes do parto. O primeiro uso é recomendado a partir das 24 semanas. Recomenda-se beber no máximo um copo de infusão por dia.

Lembre-se de que as folhas de framboesa funcionam muito bem. Você não deve beber esse chá se:

  • Sofre de hipertensão
  • Está em gravidez múltipla
  • Será submetida a uma cesariana
  • Gravidez de risco
  • Se ocorre sangramento vaginal

Se aparecerem cólicas graves durante o uso do chá de folhas de framboesa, é necessário reduzir a quantidade de chá que você bebe ou parar completamente.

Fonte: Portal MilDicasdeMãe

Foto: Freepik


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *