Apoie a amamentação: dicas para tornar esse momento o melhor possível para mãe e bebê

Amamentação.jpg

A amamentação não depende só do desejo e dedicação da mulher, mas também de um apoio de todos que a cercam. Separamos dicas para que esse momento seja o melhor possível para você e seu filho

Amamentar é muito mais que alimentar uma criança. A amamentação é um dos momentos mais importantes na vida da mãe e do bebê. É quando se fortalecem os primeiros vínculos e a criança começa a se preparar para a vida inteira que tem pela frente.Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, o leite materno é o primeiro contato das crianças pequenas com uma comida de verdade e oferece tudo o que o bebê precisa: nutrientes, vitaminas e  anticorpos. Os dois primeiros anos de vida são os mais decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, com repercussões ao longo de toda a vida. A amamentação nesse período pode prevenir o aparecimento de várias doenças ao longo da vida.

A seguir, tiramos algumas das principais dúvidas sobre o assunto, para que você possa passar por essa fase da maneira mais segura e tranquila possível:
A amamentação deve ser mantida em meio à pandemia do novo coronavírus?

Sim, a recomendação do Ministério da Saúde é de que as mães sigam com a amamentação normalmente. Inclusive as mulheres que foram infectadas pela COVID-19 podem continuar amamentando – desde que elas queiram e tenham condições clínicas para fazer isso, é claro. Nesse caso, é importante que usem máscara, evitem aglomerações e lavem bem as mãos antes e depois das mamadas. Ainda não existem estudos científicos que comprovem que o novo coronavírus possa ser transmitido da mãe para o filho por meio do leite materno. Por isso, é bom lembrar sempre: os benefícios da amamentação são muito maiores do que os riscos de contaminação.

Qual é a pega correta?

Pega é o nome dado ao encaixe da criança ao peito da mãe para mamar. Para uma pega correta, a orientação do Ministério da Saúde é colocar o bebê bem de frente para a aréola (parte escura do seio) e ajudá-lo a pegar a mama quando estiver com a boca bem aberta. Dessa forma, o queixo da criança encosta na mama, o nariz fica livre, os lábios ficam virados para fora e aparece mais aréola na parte de cima da boca do que na parte de baixo.

Quais as melhores dicas para evitar a dor?

Amamentação não deve ser um processo doloroso. Se você sente algum incômodo na hora de amamentar, é bom ficar de olho e, se persistir, procurar um profissional de saúde. Algumas mudanças simples no jeito como você e o bebê se posicionam já costumam ajudar. Estes são alguns pontos aos quais você deve se atentar:

  • O rosto do bebê deve ficar de frente para mama;
  • A barriga e o tronco do bebê devem estar alinhados e ficar voltados para a mãe;
  • O bebê deve estar bem apoiado;
  • O bebê deve estar com a boca bem aberta, pegando todo o mamilo e a parte inferior da
    aréola (parte escura do seio);
  • O queixo do bebê toca a mama da mãe e o lábio inferior fica virado para fora;
  • A bochecha do bebê enche quando ele suga o leite;
  • O nariz do bebê não encosta no seio da mãe e ele consegue respirar livremente.

Fonte: revista Pais e Filhos


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *