Quando você está sorrindo, o mundo inteiro realmente sorri com você

Sorrir.jpg

Uma pesquisa inovadora da University of South Australia confirma que o ato de sorrir pode levar sua mente a ser mais positivo, simplesmente movendo os músculos faciais. Com o mundo em crise em meio ao COVID-19, e aumentos alarmantes de ansiedade e depressão na Austrália e em todo o mundo, as descobertas não poderiam ser mais oportunas.

O estudo, publicado na Experimental Psychology , avaliou o impacto de um sorriso encoberto na percepção das expressões faciais e corporais. Em ambos os cenários, um sorriso foi induzido pelos participantes segurando uma caneta entre os dentes, forçando seus músculos faciais a replicar o movimento de um sorriso.

A pesquisa descobriu que a atividade muscular facial não altera apenas o reconhecimento das expressões faciais, mas também das expressões corporais, com ambas gerando emoções mais positivas. O principal pesquisador e especialista em cognição humana e artificial, o Dr. Fernando Marmolejo Ramos da UniSA, afirma que a descoberta traz informações importantes para a saúde mental.

“Quando seus músculos dizem que você está feliz, é mais provável que você veja o mundo ao seu redor de uma forma positiva. Em nossa pesquisa, descobrimos que, quando você pratica o sorriso com força, estimula a amígdala – o centro emocional do cérebro – que libera neurotransmissores para estimular um estado emocionalmente positivo. Para a saúde mental, isso tem implicações interessantes. Se pudermos enganar o cérebro para que perceba os estímulos como ‘felizes’, então podemos usar esse mecanismo para ajudar a melhorar a saúde mental”, diz o Dr. Marmolejo Ramos.

O estudo reproduziu as descobertas do experimento do sorriso ‘encoberto’, avaliando como as pessoas interpretam uma série de expressões faciais (de carrancas a sorrisos) usando o mecanismo de caneta nos dentes; em seguida, estendeu isso usando imagens em movimento de luz pontual (abrangendo vídeos de caminhadas tristes a vídeos de caminhadas felizes) como estímulos visuais.

O Dr. Marmolejo Ramos afirma ainda que existe uma forte ligação entre ação e percepção. “Em suma, os sistemas perceptivo e motor estão interligados quando processamos estímulos emocionalmente. Uma abordagem de ‘fingir’ até você conseguir ‘poderia ter mais crédito do que esperamos”, disse.

Fonte: postal Science Daily


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *