O que é o pré-natal psicológico e quais são os seus benefícios? Entenda!

gravida-1.jpg

Saiba como o pré-natal psicológico contribui para o emocional da gestante e após a chegada do bebê

A gravidez é um momento que traz muitas mudanças para a gestante, tanto físicas como emocionais. Além disso, a chegada do bebê interfere nos papéis desempenhados pela mulher, sendo necessária uma adaptação para a nova realidade como mãe. Para lidar com todas as mudanças desse período, o pré-natal psicológico é indicado.

Essa prática ajuda a lidar com as emoções, angústias e dúvidas comuns dessa fase. Dessa forma, contribui para deixar a mãe e também o pai mais preparados para lidar com esse momento de transição.

O que é pré-natal psicológico?

A prática é um complemento do pré-natal convencional, em que a gestante recebe um acompanhamento médico para verificar sua saúde e a do bebê. O pré-natal psicológico tem como objetivo oferecer um suporte emocional às mulheres durante o período gestacional e o puerpério, de modo a informar e instruir as futuras mães.

Por meio de um acompanhamento psicoterapêutico, tanto a gestante quanto o pai do bebê podem passar por esse processo de preparação psicológica. O atendimento, que é feito para oferecer maior humanização no processo gestacional, ocorre desde o início da gravidez até um semestre após o nascimento da criança. O acompanhamento pode ser de maneira individualizada ou em grupos, permitindo até mesmo a presença de familiares.

O apoio psicológico no pré-natal é feito por profissionais capacitados e especializados nessa área, conhecidos como psicólogos perinatais. Por meio da escuta qualificada, mãe e pai são orientados em relação às suas novas funções, proporcionando seu desenvolvimento emocional e vínculo com o recém-nascido.

As dúvidas mais comuns trazidas pela gestante nesse acompanhamento envolvem questões relacionadas às mudanças que a chegada do bebê trarão à sua vida, além da preocupação se ela será capaz de dar conta de tudo e ser uma boa mãe. Outras dúvidas recorrentes têm ligação com o parto (normal ou cesárea) ou com a amamentação.

Quem pode participar do pré-natal psicológico?

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, o acompanhamento psicológico no pré-natal não é direcionado necessariamente para as mulheres que estão passando por dificuldades emocionais. Qualquer gestante que tenha o desejo de compartilhar momentos e sua experiência gestacional ou aprender mais sobre si mesma e instruir-se pode participar.

O atendimento pode ser feito individualmente, assim como acontece em uma sessão de terapia. O pai do bebê e outras pessoas que fazem parte do grupo de apoio da gestante (como os avós e outros familiares) também são convidados a participar. Outra modalidade é o acompanhamento em grupo, que é feito na presença de várias gestantes, que compartilham as suas experiências.

No caso do grupo, ele geralmente conta com cerca de dez pessoas, o que permite uma boa troca entre as gestantes. Nesses encontros, há uma conversa sobre assuntos relacionados à gravidez, com foco em como lidar com a ansiedade e as angústias pela espera e o nascimento do bebê. Assim, além de a gestante poder enxergar a maternidade como realmente é, torna-se capaz de tomar melhores decisões em relação ao parto e pós-parto.

Quais os benefícios desse tipo de programa?

Com o acompanhamento adequado, é possível minimizar e até mesmo evitar o surgimento de agravantes que podem surgir quando o lado psicológico da mulher encontra-se fragilizado na gravidez. Esse período da vida consiste numa transição que traz mudanças complexas em vários setores além do fisiológico, como psicológico, familiar, profissional e socioeconômico.

Além disso, o corpo passa por mudanças, assim como a relação entre o casal, e a mãe precisa lidar com as dificuldades que ocorrem durante e após o parto. Sendo assim, o acompanhamento ajuda a enfrentar a enxurrada de sentimentos e a prevenir diversos problemas, como estresse, ansiedade, depressão pós-parto e psicose puerperal.

Outro benefício está em contribuir para o empoderamento parental e a melhor compreensão das mudanças de identidade e múltiplos sentimentos que a gestante manifesta nesse período. Uma das etapas do trabalho consiste em combater as idealizações associadas à gravidez, ajudando a futura mãe a entender todo o seu processo individual e se preparar da melhor maneira para a chegada do bebê.

Infelizmente, o pré-natal psicológico não está presente em todas as regiões do Brasil e nem todas as futuras mamães têm acesso a esse acompanhamento. Apesar de não existirem psicólogos especializados em todo o país, é importante ressaltar que qualquer profissional empenhado em realizar processos terapêuticos pode realizar esse tipo de direcionamento.

As doulas, por exemplo, são responsáveis por fazer o acompanhamento das mulheres durante todo o período da gestação. Apesar de não serem habilitadas para realizar atendimentos psicológicos, podem oferecer apoio emocional tanto no momento do parto quanto após o nascimento do bebê. Além disso, também podem fornecer informações importantes para as gestantes lidarem com esse momento tão especial da sua vida.

Agora que você conheceu o que significa pré-natal psicológico e sua importância, não deixe de cogitar receber o acompanhamento durante sua gestação. Assim, estará mais preparada emocionalmente para cuidar de si mesma e dar ao seu bebê todo carinho e atenção que ele merece.

Fonte: portal BebêMamãe


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *