Alimentação completa é fundamental para as crianças em idade pré-escolar

crianças-aprendem-na-cozinha.jpg

O desenvolvimento dos pequenos de até 6 anos depende de uma combinação de atividades e de uma alimentação rica e balanceada

Como garantir o equilíbrio da saúde das crianças em idade pré-escolar, especialmente em tempos de isolamento social e suspensão das atividades escolares presenciais?

Existem algumas alternativas. Entre elas, estabelecer uma rotina saudável, que inclua horários para atividades recreativas e lúdicas, intercalando com refeições e lanches que, somados, garantam uma alimentação saudável e equilibrada.

Afinal, existem diferentes categorias de grupos alimentares, com diferentes contribuições para o desenvolvimento dos pequenos. Entre eles estão os construtores, que são as proteínas animal e vegetal.

Também tem os energéticos, compostos por carboidratos e gorduras, que garantem a energia para a realização das atividades do dia a dia e do nosso próprio organismo, como respirar, por exemplo, e grupo dos reguladores, que são as vitaminas e minerais, que auxiliam em diversas funções do nosso organismo.

Mas como construir junto com as crianças uma rotina saudável?

Para estimular as crianças a se alimentar bem, comentou Leo Filomeno, criador do blog Pai Moderno, é importante dialogar. “Como meu filho gosta muito de carrinho, explicamos para ele que o alimento é como o combustível. Ele absorveu muito bem esse paralelo”, afirmou.

Ampliar a criatividade também pode ajudar. Cortar frutas em formato de animais e caretas, além de fazer “bigode” com leite e danones divertem bastante os pequenos. Nutricionistas orientam que contar com a ajuda das crianças no preparo dos alimentos, os incentiva a comer mais. Para facilitar, chame os filhotes para fazer receitas simples e práticas, como bolos naturais, salada de frutas e gelatinas.

Fonte: revista Crescer


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *