Dia Mundial do Sangue do Cordão Umbilical

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL

O material biológico é eficaz no tratamento de doenças como leucemia e linfomas

Após o nascimento do bebê, a placenta e o sangue do cordão umbilical costumam ser descartados. No entanto, o sangue que se encontra nesse material é rico em células-tronco que são células jovens , imaturas e com alta capacidade de dar origem a outras células. Além disso, o seu armazenamento possibilita o tratamento para diversas doenças. “ É considerado um substituto à medula óssea, podendo ser utilizado em transplantes para tratamento de doenças sanguíneas como leucemias, linfomas, talassemias”, ressalta Dr. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP.

Uma pesquisa realizada pela Stanford University School of Medicine – EUA, indicou que uma proteína encontrada no sangue do cordão umbilical pode reverter os efeitos das perdas mentais associadas à idade. Além disso, outro estudo realizado pela Universidade Duke demonstrou que terapias realizadas com o sangue do cordão da própria criança ajudavam a aliviar os sintomas de comportamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ele é facilmente obtido e manipulável, além de apresentar baixa possibilidade de rejeição. “ A coleta é feita durante o parto e não oferece riscos nem para o bebê, nem para a mãe. É um método totalmente indolor e não invasivo. O médico habilitado promove a coleta do sangue presente nas veias e na artéria do cordão umbilical, transferindo-o para uma bolsa estéril. Em seguida, o material é analisado, sua qualidade é testada e, por fim, armazenado em tanques com nitrogênio a 196◦C negativos”, explica.

Caso a mãe tenha interesse na doação do sangue de cordão umbilical, deve avisar ao obstetra previamente. Assim, será realizada uma entrevista para avaliar os antecedentes clínicos, cirúrgicos e doença hereditária dos pais do bebê ( se houverem), com o intuito de verificar a aptidão para ser doadora, além de verificar também, se a maternidade escolhida realiza esse tipo de procedimento.

Mundialmente, dia 15 de novembro é considerado o Dia Mundial do Sangue do Cordão Umbilical. A data possui o objetivo de incentivar o aproveitamento desse material que, no geral, é ignorado e, em diversos casos, é a única chance de conseguir-se um material adequado para transplante para vários tipos de doença. “Nenhuma outra fonte de células, até então, foi capaz de proporcionar os resultados vistos com o sangue de cordão para paralisia cerebral e autismo, por exemplo. As características que essas células possuem no período neonatal é a responsável pelos ótimos resultados vistos em doenças neurológicas, além das sanguíneas”, finaliza.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *