Os Testículos são formados a partir de pequenas massas de células localizadas junto aos rins no embrião. Com o desenvolvimento do embrião essa massa vai crescendo e se dirige a bolsa escrotal onde vão se alojar. No percurso passam pelo canal inguinal formado por um espaço entra a musculatura abdominal.

Quando essa descida não é completa ao nascimento temos o chamado Criptorquidismo (Cripto=escondido e orquis=testículo). Os testículos “param sua migração” e permanecem em vários pontos do trajeto. Desse modo podemos ter testículos que ficam na cavidade abdominal, que ficam no canal inguinal, que ficam “altos” na bolsa escrotal e os que são retrateis passando para fora e para dentro do canal inguinal. Essa parada pode ocorrer em um ou nos dois testículos.

Os testículos ficam externamente ao corpo para manter a temperatura ideal para formação dos espermatozóides (3 graus a menos do que a temperatura do corpo). Existe um músculo encarregado de modificar a posição dos testículos para manter a temperatura. Desse modo no valor os testículos ficam longe do corpo e no inverno ficam perto do corpo.

Quando eles ficam dentro do corpo a alta temperatura afeta a produção dos testículos levando a um dano total das células. Por isso a correção da criptorquidia deve ser feita até os dois anos de idade.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico dependendo da posição dos testículos. Se estiverem na cavidade abdominal pode se administrar hormônios para estimular o aumento dos testículos com conseqüente aumento do peso facilitando sua descida. Se o tratamento não tiver sucesso recomenda-se a retirada dos testículos para evitar a formação futura de um tumor.

Se os testículos estiverem no canal ou forem retráteis pode se tentar também o tratamento hormonal ou a cirurgia de fixação dos testículos.

img-criptorquidismo

Para mais informações sobre os procedimentos realizados na Reprodução Humana, para coleta de sêmen, coleta de óvulos, fertilização in vitro, inseminação artificial, agende uma consulta: 08007732166 / 11 5536-9246


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *