Quando e por que devo armazenar meus óvulos?

FOTO-Quando-e-por-que-devo-congelar-meus-ovulos-1200x789.jpg

A cantora Ivete Sangalo fez o procedimento e engravidou aos 45 anos

Hoje em dia, com a busca pela independência feminina, se tornar mãe é apenas uma das preocupações da mulher e a medicina vem fazendo a sua parte para ajudá-las e permitir uma gravidez segura após os 40 anos. Ainda assim, muitas mulheres sentem medo de envelhecer e não conseguir engravidar. Uma das saídas para essa preocupação é o congelamento de óvulos.

A técnica é uma alternativa e o procedimento pode ser a resposta para o dilema entre a ascensão profissional e o desejo de ser mãe; ou ainda a salvação para o tratamento de doenças que afetam o sistema reprodutor, como a quimioterapia para o câncer nos ovários.

Ao começar a ovular, a quantidade de óvulos que uma mulher vai ter ao longo da vida já está determinada. Isto porque eles são produzidos todos de uma vez e estacionados em determinada fase de crescimento.

Com o avanço da idade, esses óvulos tornam-se menos eficientes e podem ter sua fecundação ou divisão celular prejudicadas. É exatamente por isso que mulheres que engravidam mais velhas possuem mais chances de desenvolverem fetos com problemas cromossômicos, como a síndrome de down, e são mais propensas ao aborto natural.

Congelamento de óvulos

Com a técnica do congelamento de óvulos, as chances de uma mulher engravidar podem subir para 40%, ainda que a fecundação natural seja a melhor alternativa e o procedimento não deve ser encarado como o único meio de reprodução, mas sim como um auxiliar para mulheres que por algum motivo quiserem ou tiverem que adiar a maternidade.

Quem pode ou deve congelar os óvulos?

Embora não substitua o processo natural, pacientes com indícios de menopausa precoce, com prescrição de quimioterapia ou radioterapia e que têm mais de 35 anos e ainda não se sentiram preparadas para engravidar ou não encontraram um parceiro ideal são aquelas que têm indicação para o método.

Como é feito o congelamento de óvulos?

Para fazer o congelamento de óvulos o médico ginecologista deve calcular exatamente quando começa o período fértil da paciente e, durante dez dias, ela terá que aplicar um medicamento que inibe a destruição natural dos óvulos descartados. Através de um controle feito pela ultrassonografia, o médico sabe quando eles estão maduros para a aspiração.

A aspiração é um processo feito em um hospital, com a mulher sedada e que não provoca nenhuma dor. Após o procedimento, o material vai para análise e os óvulos são separados e então congelados.

Fonte: Portal Bem Mulher


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *