Modelo de células-tronco revela um entendimento mais profundo sobre os neurônios “resilientes à ALS”

pesquisa-1200x695.jpg

Entender a biologia básica de como uma célula funciona pode ser crucial para poder entender melhor uma doença e desvendar uma abordagem potencial para um tratamento. As células-tronco são únicas porque dão aos cientistas a oportunidade de criar um ambiente controlado de células que poderiam ser difíceis de estudar. A Dra. Eva Hedlund e uma equipe de pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, utilizam uma abordagem de modelo de células-tronco para descobrir novidades relacionadas à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida como Doença de Lou Gehrig.

A ALS é uma doença neurodegenerativa progressiva que destrói os neurônios motores, um tipo de célula nervosa, que são importantes para o movimento muscular voluntário. Quando os neurônios motores não podem mais enviar sinais para os músculos, eles começam a se deteriorar, um processo formalmente conhecido como atrofia, que é progressiva, leva à paralisia muscular, incluindo aquelas nas pernas e pés, braços e mãos, e aquelas que controlam a deglutição e a respiração. Afeta cerca de 30.000 pessoas somente nos Estados Unidos, com 5.000 novos casos diagnosticados a cada ano. Atualmente não há cura.

Em um estudo anterior, pesquisadores do Instituto Karolinska conseguiram criar com sucesso neurônios oculomotores a partir de células-tronco embrionárias. Por razões ainda não totalmente compreendidas, os neurônios oculomotores são “resistentes a ELA” e podem sobreviver a todos os estágios da doença.

No estudo atual, publicado na Stem Cell Reports, Hedlund e sua equipe descobriram que os neurônios oculomotores que geraram pareciam mais resistentes à degeneração semelhante à da ALS quando comparados aos neurônios motores da medula espinhal, algo comumente observado em humanos. Além disso, eles descobriram que seus neurônios “resilientes a ALS” gerados a partir de células-tronco ativam um sinal de aumento da sobrevivência conhecido como Akt, que é comum em neurônios oculomotores em humanos e poderia explicar sua resiliência. Estes resultados podem ajudar na identificação de alvos genéticos para tratamentos que protegem os neurônios sensíveis da doença.

Em um comunicado de imprensa, o Dr. Hedlund é citado dizendo:

“Esse sistema de cultura celular pode ajudar a identificar novos genes que contribuem para a resiliência em neurônios oculomotores que poderiam ser usados em terapia genética para fortalecer os neurônios motores sensíveis.”

Fonte: Site The Stem Cellar